Entenda as categorias Selecione uma opção e entenda os pré-requisitos para cada classificação
Hotel Histórico Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.
Para o tipo HOTEL HISTÓRICO, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).
O HOTEL HISTÓRICO de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o HOTEL HISTÓRICO deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.

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Clique aqui para fazer download da matriz com os requisitos necessários à classificação.
Pré-requisitos
de classificação
Selecione uma categoria e veja alguns exemplos de requisitos obrigatórios.
- Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviços de mensageiro no período de 12 horas
- Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 13 m²
- Banheiros com 3 m²
- Três amenidades, no mínimo, em 100% das UH
- Televisão em 100% das UH
- Mesa com cadeira em 100% das UH
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Troca de roupas de cama em dias alternados
- Troca de roupas de banho diariamente
- Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
- Espaço para café da manhã
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã
- Programa de treinamento para empregados
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
- Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
- Serviço de recepção aberto por 24 horas
- Serviços de mensageiro no período de 18 horas
- Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 15 m²
- Banheiros com 3 m²
- Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH
- Secador de cabelo em 100% das UH
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
- Café da manhã no quarto
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
- Troca de roupas de cama e banho diariamente
- Serviço de lavanderia
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet disponível em 100% das UH
- Mesa com cadeira em 100% das UH
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
- Restaurante
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
- Programa de treinamento para empregados
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
- Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
- Serviço de recepção aberto por 24 horas
- Serviço de mensageiro no período de 24 horas
- Serviço de guest relation/concierge
- Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 17 m²
- Banheiros com 4 m²
- Oito amenidades, no mínimo, em 100% das UH
- Roupão e chinelo em 100% das UH
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
- Café da manhã no quarto
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
- Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
- Troca de roupas de cama e banho diariamente
- Secador de cabelo em 100% das UH
- Serviço de lavanderia
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet em 100% das UH
- Mesa com cadeira em 100% das UH
- Sala de ginástica/musculação com equipamentos
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
- Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
- Restaurante
- Serviço à la carte no restaurante
- Área de estacionamento
- Serviço de manobrista 24 horas
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
- Programa de treinamento para empregados
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
- Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito