Entenda as categorias Selecione uma opção e entenda os pré-requisitos para cada classificação

Hotel Histórico Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Para o tipo HOTEL HISTÓRICO, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).


O HOTEL HISTÓRICO de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o HOTEL HISTÓRICO deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.


 

PDF

Clique aqui para fazer download da cartilha de orientação básica.

PDF

Clique aqui para fazer download da matriz com os requisitos necessários à classificação.

Pré-requisitos
de classificação

Selecione uma categoria e veja alguns exemplos de requisitos obrigatórios.

  • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 12 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 13 m²
  • Banheiros com 3 m²
  • Três amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Televisão em 100% das UH
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
  • Espaço para café da manhã
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 18 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 15 m²
  • Banheiros com 3 m²
  • Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet disponível em 100% das UH
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Restaurante
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de guest relation/concierge
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 17 m²
  • Banheiros com 4 m²
  • Oito amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Roupão e chinelo em 100% das UH
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet em 100% das UH
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
  • Restaurante
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Área de estacionamento
  • Serviço de manobrista 24 horas
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito