Entenda as categorias Selecione uma opção e entenda os pré-requisitos para cada classificação

Pousada Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Para o tipo POUSADA, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).


A POUSADA de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, a POUSADA deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.


 

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Clique aqui para fazer download da cartilha de orientação básica.

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Clique aqui para fazer download da matriz com os requisitos necessários à classificação.

Pré-requisitos
de classificação

Selecione uma categoria e veja alguns exemplos de requisitos obrigatórios.

  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Área de estacionamento
  • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Programa de treinamento para empregados 
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Área de estacionamento
  • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Programa de treinamento para empregados 
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Berço para bebês, a pedido
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação/calefação) adequada em 100% das UH
  • Bar
  • Restaurante
  •  Área de estacionamento
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local  
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Duas amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Instalações para recreação de crianças
  • Salão de jogos
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
  • Bar
  • Restaurante
  • Área de estacionamento
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo
  • pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Quatro amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo à disposição, sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Espaço para leitura
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Piscina
  • Salão de jogos
  • Instalações para recreação de crianças
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
  • Bar
  • Restaurante
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Área de estacionamento
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Programa de treinamento para empregados