Entenda as categorias Selecione uma opção e entenda os pré-requisitos para cada classificação

Flat/Apart-hotel Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Para o tipo FLAT / APART-HOTEL, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).


O FLAT / APART-HOTEL de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o FLAT / APART-HOTEL deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.


 

PDF

Clique aqui para fazer download da cartilha de orientação básica.

PDF

Clique aqui para fazer download da matriz com os requisitos necessários à classificação.

Pré-requisitos
de classificação

Selecione uma categoria e veja alguns exemplos de requisitos obrigatórios.

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Área útil da UH com no mínimo 29 m²
  • Quartos com no mínimo 11 m²
  • Banheiro nas UH com no mínimo 2,30 m²
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

 

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 14 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil das UH com no mínimo 34 m²
  • Quartos com no mínimo 13 m²
  • Banheiro nas UH com no mínimo 3 m²
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Eletrodomésticos básicos para a cozinha
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 14 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil das UH com no mínimo 39 m²
  • Quartos com no mínimo 15 m²
  • Banheiro nas UH com no mínimo 4 m²
  • Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sauna seca ou a vapor
  • Piscina
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Eletrodomésticos básicos para a cozinha
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito